| 03/01/2002 10h41min
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a lista dos municípios que adotarão o voto impresso nas eleições de 6 de outubro. A medida atingirá 8 milhões de eleitores (8% do total nacional) e servirá para confirmar se o voto digitado na urna eletrônica foi computado corretamente. A inclusão do voto impresso permitirá ao eleitor conferir os nomes dos candidatos escolhidos, o que será feito através de uma tela de vidro. Entretanto, o comprovante não poderá ser retirado da urna, ou seja, não haverá recibo.
O custo previsto para a compra das novas urnas é de R$ 110 milhões. Nas eleições deste ano deverão votar cerca de 114 milhões de brasileiros em aproximadamente 404 mil urnas eletrônicas. O novo sistema será implantado no Estado de Sergipe, no Distrito Federal, em Maceió e Cuiabá , além de outros 71 municípios.
No Rio Grande do Sul, a novidade será testada pelos eleitores das cidades de Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Em Santa Catarina, o voto impresso ocorrerá em Laguna, Camboriú e Brusque. A escolha dos municípios obedeceu a indicação feita pelos tribunais regionais eleitorais e a alguns critérios do TSE, como a facilidade de comunicação das cidades com as suas capitais e ainda o número de seções eleitorais – entre cem e 200.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.